15 de março / Autor |
Bateria é um dos personagens principais do verdadeiro exército de peças que compõe um carro
Uma série de itens de um automóvel não funciona plenamente sem a bateria. Descubra como é possível fazer ela durar com as dicas que preparamos para você!
Os automóveis são compostos por um verdadeiro exército de peças que, diariamente, entra em cena para garantir o deslocamento ágil, seguro e confortável de milhões de pessoas em todo o planeta. A sinergia é fundamental para garantir o cumprimento dessa missão e, entre os principais personagens dos carros, estão as baterias.
As baterias automotivas armazenam energia sob forma química, posteriormente transformada em energia elétrica no momento em que o veículo necessitar. Sem eles, não é possível sequer dar a partida no carro. Além disso, elas proporcionam energia para iluminação externa e interna, e mantêm os sistemas elétricos ativos quando o automóvel está desligado.
E tem mais: ar-condicionado, porta-malas e sensores de estacionamento, por exemplo, não funcionam plenamente sem as baterias. Ou seja, cuidar delas é muito importante!
Confira agora 5 dicas para a bateria do seu automóvel durar mais:
Atenção antes de dar a partida
Essa é uma dica de ouro, principalmente para quem utiliza o carro todos os dias e não quer ficar “na mão”: no momento de dar a partida, não deixe nenhum outro equipamento ligado. A bateria é fonte de energia para todos os equipamentos do automóvel e, quanto mais itens ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Por isso, redobre a atenção com o ar-condicionado, faróis e rádio antes de ligar o carro e começar o dia!
Não utilize equipamentos elétricos quando o carro estiver desligado
Mais do que não deixar os equipamentos elétricos ligados no momento da partida, faça o mesmo quando o carro estiver desligado, pois isso também causa desgastes na bateria. Sempre que estacionar o seu “xodó”, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo, combinado?
Conheça o seu automóvel
Conhecer bem o carro que está na garagem é fundamental para evitar imprevistos. Verifique a capacidade suportada pela bateria do seu companheiro e pelo alternador antes de instalar qualquer aparelho. Além disso, evite instalar acessórios não originais, pois isso compromete o consumo da bateria e diminui o seu tempo de vida útil.
Não deixe o carro parado
Você sabia? Carro parado é sinônimo de problema! Quando a bateria fica imóvel por longos períodos de tempo, o item enfrenta a sulfatação, processo químico que diminui a sua vida útil. Desse modo, sempre que possível, tire o carro da garagem ou ligue o motor pelo menos uma vez por semana, por cinco minutos.
Fique atento às revisões periódicas
Prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo? Por isso, fique atento às revisões periódicas que devem ser realizadas em seu automóvel. Com as manutenções em dia, você evita que um pequeno sinal de falha na bateria se transforme em algo maior, capaz de deixar você sem carro!
Há 42 anos no mercado, a Hollas Baterias trabalha com as melhores baterias para o seu carro. Clique aqui e conheça os nossos produtos!
Você também pode gostar de: